Páginas

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Os Beneficios do Chá de boldo :



Os Beneficios do Chá de boldo :

O chá de boldo é um excelente remédio caseiro contra problemas digestivos e problemas no fígado como hepatite, suores frios e mal estar.
O chá de boldo é preparado com as folhas de boldo, uma planta medicinal de nome científico Peumus boldus Molin, que possui várias propriedades terapêuticas, que estimulam a vesícula biliar e melhoram o funcionamento do intestino.
Indivíduos com vesículas biliares obstruídas e doenças do fígado muito graves, devem procurar um médico antes de consumirem o chá de boldo e nunca devem ultrapassar as quantidades recomendadas.
Benefícios do chá de boldo
O chá de boldo proporciona o alivio dos sintomas de intolerâncias alimentares e infecções intestinais, vômitos, mal estar e cólicas abdominais diminuem devido o efeito calmante do chá de boldo sobre a flora intestinal.
Outros benefícios do chá de boldo são: a diminuição da azia, diminuição dos efeitos do álcool e diminuição dos gases, Problemas digestórios, problemas hepáticos, cistite, litíase biliar, obstipação e prisão de ventre, Gastrite.
O chá de boldo é encontrado em supermercados, farmácias e em lojas de produtos naturais na sua forma natural (folhas) ou em sachês.
Preparar o chá de boldo é fácil.
basta adicionar as folhas ou sachê de chá de boldo em uma xícara de água fervente, e deixar descansar por 10 minutos. O chá deve ser bebido 3 vezes ao dia. Seu excesso pode causar vômitos, diarréia e problemas no sistema nervoso.
Contra-Indicações do chá de boldo
O chá de boldo deve ser evitado por gestantes, pois tem efeitos abortivos
O boldo é uma planta originária do Chile e muito usada após os famosos exageros alimentares. O boldo possui um aroma forte semelhante à hortelã.
O boldo contém uma substância chamada lactona de sabor amargo e super eficiente principalmente para digerir gorduras.
 Além disso, pode-se usar o boldo associado à dieta em casos de reeducação alimentar para perda de peso devido a sua ação diurética.
Esta planta pode ser usada na forma de chá tanto com as folhas verdes como com as folhas secas e esse hábito deve-se tornar diário, pois, os chás desintoxicam e mantém o organismo equilibrado.
 O ideal é consumir uma xícara de chá todas as noites, não sendo necessário um consumo maior, pois, quantidades elevadas podem gerar irritações no estômago.       Os chás, sem açúcar, não possuem nenhum valor calórico e por isso, podem ser consumidos livremente.
O chá de boldo traz melhoramentos especialmente para o fígado. Ajuda-o a funcionar melhor e é ótimo para quem tem hepatite ou problemas assíduos ligados ao fígado, como dor de cabeça, suores frios e mal estar.
 O chá de boldo, tomado antes da comida ajuda na digestão e nas funções do aparelho digestivo
 O escalda pés acalma e dá um sono tranqüilo.
Os banhos de macerado de boldo ajudam a acalmar crianças e adultos.
- Esses mesmos banhos são ótimos para cuidar de neuróticos e doentes mentais agressivos.

- Uma compressa de folhas de boldo piladas em pasta, colocadas no chacra coronário, limpa-o e nos abre para as mensagens do cosmos.
- Essa mesma compressa no coração alivia angústia.

Normalmente dentro de uma pessoa mal-humorada há sempre um fígado trabalhando mal. É um órgão essencial, do qual depende não só a saúde mas também o vigor e o bom humor
Para o perfeito funcionamento do fígado, a medicina popular aconselha o chá de boldo. A receita é muito simples: 2 colheres de sopa de folha de boldo cozida em 1 litro de água.
Nossos antepassados já sabiam que tudo está em ordem quando o fígado funciona bem. E, na verdade, a maior glândula do nosso corpo tem uma atuação fundamental no balanceamento do organismo e na manutenção da energia e do seu bom humor.
 Afinal, além de liberar a glicose, eles contem uma série de vitaminas e tornam assimiláveis substâncias como proteínas e gorduras. E, como se não bastasse, ele ainda torna inofensivos certos elementos tóxicos que, sem a sua atuação, nos intoxicariam.
Apesar de suas conhecidas propriedades para combater problemas digestivos, pesquisas realizadas com animais demonstraram que o chá de boldo pode ter efeitos negativos no bebê, principalmente nos primeiros três meses, e por isso deve ser evitado por mulheres grávidas.
O mesmo vale para o chá de carqueja.
O chá de boldo também cura ressaca.Você vai precisar de:Uma colher de sobremesa de folhas de boldo picadas,Uma xícara de água
Modo de Preparo: Primeiramente, ferva a água e, em seguida, coloque as folhas de boldo e abafe. Deixe por cerca de dez minutos e, após amornar, coe o chá.
Beber o chá de boldo três vezes ao dia.não utilizar na gravidez, tem efeitos abortivos e pode provocar hemorragias internas.Em excesso pode provocar vômitos, diarréias e problemas no sistema nervoso,
O boldo tem como propriedade principal ser um limpador do nosso figado. Além disso tonifica o nosso sistema nervoso e nosso organismo em geral. O boldo atua mediante a modificação das propriedades químicas da bílis, fazendo-a mais fluída e menos grossa.
O chá de boldo deve beber-se todas as manhãs em jejum, com o suco de meio limão e esperando uma hora para tomar o desjejum depois dele. Recomenda-se seguir a seguinte frequência na ingestão do chá:

O boldo. O boldo diminui a cólica e aumenta e favorece o fluxo biliar, sendo indicado para distúrbios da função digestiva e problemas leves no trato gastrintestinal como má digestão, gases e intolerância à gordura.Muitas das propriedades do Boldo já foram testadas em estudos científicos.

Estudos em ratos mostraram que o extrato alcoólico do boldo possui atividade anti-hepatotóxica. Solução de extrato hidroetanólico de boldo teve sua atividade hepatoprotetora dose dependente.
 A ação laxativa do boldo também foi verificada em estudos com ratos. Os extratos de boldo também demonstraram atividades antioxidantes significativas principalmente devido ao princípio ativo boldina.
O óleo essencial presente no boldo também indicou atividade antibacteriana e antifúngica
Para o perfeito funcionamento do fígado, a medicina popular aconselha o chá de boldo. A receita é muito simples: 2 colheres de sopa de folha de boldo cozida em 1 litro de água. Nossos antepassados já sabiam que tudo está em ordem quando o fígado funciona bem.  
E, na verdade, a maior glândula do nosso corpo tem uma atuação fundamental no balanceamento do organismo e na manutenção da energia e do seu bom humor. Afinal, além de liberar a glicose, eles contem uma série de vitaminas e tornam assimiláveis substâncias como proteínas e gorduras.
E, como se não bastasse, ele ainda torna inofensivos certos elementos tóxicos que, sem a sua atuação, nos intoxicariam.

sábado, 2 de novembro de 2013

Tratamento para artrite e reumatismo.





Tratamento para artrite e reumatismo.
 Farelo da semente de melão:
a semente ganha de lavada quando se trata de proteínas, lipídeos, fibras e carotenóides. Não é a toa que hoje em dia estão sendo realizados diversos estudos sobre as sementes, elas são muito poderosas.
Este farelo beneficia os que sofrem de artrite e reumatismo, aliviando as dores. Também é uma ótima fonte de reposição hormonal
Modo de fazer.
Lave bem as sementes de melão e deixe secar no forno, depois triture, peneire e guardar em um vidro limpo com tampa.
Consuma este farelo diariamente junto ao café da manhã (uma colher de sobremesa).
Vamos usar o melão em varias receitas, não vamos desperdiça nada do melão   
Neste calor o melão cai muito bem.
Podemos consumir e reservar as cascas na geladeira para preparação de um suco, já que o gosto da casca quando feito o suco fica idêntico ao da polpa, além de possuir nutrientes como a polpa.
A polpa é rica em cálcio, fósforo e ferro, atuando na formação dos ossos, dentes e sangue. É rica em Vitamina C que protege contra infecções, e possui também Vitamina A que protege a visão.
A casca possui mais fibras, cálcio, potássio e fósforo do que a polpa, para vocês verem como não faz sentido jogarmos fora algo tão rico em nutrientes e tão bom em sucos.
Suco de casca de melão com hortelã:
1 medida de casca de melão picado em tiras;
3 medidas de água;
10 folhas de hortelã;
Açúcar a gosto.
Bata no liquidificador. Bebe assim que feito para não perder os nutrientes.
 Salada Com Casca de Melão
         Cascas de 1 melão
  • Água
  • 1 colher (sopa) de azeite
  • 3 colheres (sopa) de iogurte natural
  • 1 colher (sopa) de hortelã picada
Primeiro, lave bem a fruta, tire as duas pontas e depois corte em oito pedaços. Retire a polpa da fruta para ser usada normalmente.
Corte a casca em lascas finas e depois cubra com água para cozinhar.
Deixe esfriar e tempere com azeite, iogurte natural e hortelã picada
 Cocada com casca de melão
  • 2 1/2 xícaras (chá) de casca de melão
  • 3 xícaras (chá) de água
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de coco ralado
Lave bem a casca do melão com uma escovinha. Rale a casca em ralo fino. Leve ao fogo a casca ralada com a água e o açúcar. Deixe cozinhar até a casca ficar macia e formar uma calda em ponto de fio médio. Desligue o fogo e acrescente o coco ralado. Sirva frio.



. Farofa de casca de melão
Ingredientes
  • 1 xícara (chá) de casca de melão picada
  • 2 colheres (sopa) de óleo
  • 2 colheres (sopa) de cebola picada
  • 2 dentes de alho picado
  • 1 xícara (chá) de talos de agrião picados
  • 1 xícara (chá) de suco de casca de abacaxi
  • Sal a gosto
  • 1 xícara (chá) de tomate picado
  • 2 xícaras (chá) de farinha de mandioca
Modo de fazer
Afervente a casca de melão até ficar macia. Escorra e reserve.
 À parte, aqueça o óleo, doure a cebola e o alho. Acrescente os talos de agrião, a casca de melão e refogue.
 Junte o suco e o sal. Deixe levantar fervura. Por último , acrescente o tomate picado e a farinha de mandioca. Mexa bem e sirva quente ou frio.
.Doce de casca de melão (SESC-SP)
Ingredientes
  • 1 kg de cascas de melão
  • 1 kg de açúcar
  • suco de limão
  • canela em pau
  • 2 xícaras (chá) de água
Modo de preparo
Lave as cascas do melão com a parte branca. Enxugue e corte em tiras finas. Leve ao fogo o açúcar, a canela em pau e água. Quando estiver em ponto de fio, misture as cascas de melão picadas. Deixe ferver até ficarem transparentes. retire do fogo e misture o suco de limão.

Suco de casca de melão

Ingredientes

  • 4 xícaras (chá) de casca de melão
  • 1 litro de água
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 2 limões
  • 10 folhas de hortelã

Modo de Preparo

1.   Afervente a casca de melão
2.   Depois de cozida escorra e reserve a água e as cascas separadamente
3.   Coloque a agua no liquidificador e complete até 1 litro
4.   Coloque as cascas de melão, o açúcar, o suco do limão e a hortelã
5.   Bata bem, coe e sirva gelado
. Geléia de Casca de Melão
Ingredientes
  • Casca de um melão médio
  • 1 pauzinho de canela
  • 2 cravos inteiros
  • açúcar
  • água
Modo de preparo
Lavar e cortar em pedaços a casca do melão (casca externa e branca) e levar para a cozinhar com água que as cubra inteiramente. Cozinhar até que se desfaça a parte branca.
Coar em pano limpo, fino, espremendo bem para tirar todo o suco. Para cada copo de suco obtido, juntar 1 copo de açúcar, acrescentar a canela e os cravos e levar novamente ao fogo para ferver até tomar o ponto da geléia.






quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Gengivites e periodontite. a saúde do coração começa na boca.



                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            Gengivites e  periodontite                   a saúde do coração começa na boca.                                                                                                         Entenda a relação entre esses dois problemas

                           Existe uma ligação entre gengivite e problemas cardíacos.
A gengivite crônica pode contribuir para o desenvolvimento de problemas cardíacos.
 A gengivite é uma infecção bacteriana que pode ter efeitos à distância da sua boca.
 Com relação a problemas cardíacos, a gengivite permite às bactérias entrarem na corrente sangüínea e aderir aos depósitos de gordura existentes nos vasos do coração. Isto pode causar coágulos e provocar um problema cardíaco.
Os procedimentos dentários oferecem algum risco a quem tem problemas do coração?
Se você tiver certos problemas cardíacos, existe a possibilidade de você desenvolver uma endocardite bacteriana, uma infecção do revestimento interno do coração ou das válvulas.
 Um sangramento na boca pode permitir que certas bactérias bucais entrem no sistema sangüíneo e atinjam as válvulas ou tecidos que foram enfraquecidos por um problema cardíaco preexistente. Nesses casos, a infecção pode danificar ou mesmo destruir as válvulas e os tecidos do coração.
 O que é Gengivite?
. A gengivite é uma forma de doença periodontal. A doença periodontal consiste em inflamação e infecção que destrói os tecidos que dão sustentação aos dentes, inclusive as gengivas, os ligamentos periodontais e os ossos alveolares.
A gengivite é resultado dos efeitos em longo prazo do acúmulo de placas. A placa é um material grudento feito de bactéria, muco e resíduos de comida que se desenvolve nas partes expostas dos dentes. É a maior causa de cárie dentária. Se a placa não for removida, ela se transforma em um depósito duro chamado de tártaro, que fica preso na base do dente.
 A placa e o tártaro irritam e inflamam as gengivas. As bactérias e as toxinas produzidas pela placa e pelo tártaro deixam as gengivas infectadas, inchadas e sensíveis.
A gengivite pode progredir e atingir o osso alveolar. É este que envolve e segura os dentes. A placa bacteriana pode se formar e as bactérias nela contidas poderão infeccionar não apenas a gengiva e a região ao redor dos dentes, mas acabarão por atingir o tecido abaixo da gengiva e o osso que suporta os dentes. Isto pode fazer com que os dentes fiquem abalados, caiam ou tenham que ser removidos pelo dentista.
A remoção da placa de gengivas inflamadas pode ser desconfortável. o  Sangramento e sensibilidade das gengivas não deve passar de uma ou duas semanas após a realização da limpeza profissional e de uma higiene oral cuidadosa.
O uso de enxaguantes bucais ou salmora morna pode reduzir o mau hálito. Medicamentos antiinflamatórios podem ser aconselhados.
Uma higiene oral cuidadosa é necessária após a limpeza dentária profissional. Além da escovação e do uso do fio dental, pode ser recomendada a realização de limpeza duas vezes por ano, ou com mais frequência em casos mais graves o uso de enxaguantes bucais antibacterianos ou outros produtos.
Para pessoas propensas a terem gengivite, recomenda-se a escovação e o uso do fio dental após cada refeição e antes de dormir.  A realização regular de uma limpeza oral profissional é importante para remover a placa, que pode se desenvolver mesmo com escovação e uso de fio dental meticulosos.
O dentista ainda pode indicar o uso de pastas de dentes ou exaguantes bucais antiplaca ou antitártaro. Ferramentas ou acessórios especiais podem ser recomendados a pessoas muito propensas a terem depósitos de placas.   Os acessórios e as ferramentas podem incluir palitos especiais, escovas de dente, irrigadores ou outros acessórios.
 Inclusive de excessiva escovação ou limpeza com fio dental vigorosa, podem causar gengivite.
As seguintes situações aumentam o risco de desenvolver a gengivite:
  • Higiene dental mal feita
  • Gravidez (mudanças hormonais aumentam a sensibilidade das gengivas)
  • Diabetes não controlado, dentes desalinhados, pontas de obturação ásperas ou aplicações bucais mal encaixadas ou mal limpas (tais como aparelhos, dentaduras, pontes e coroas) podem irritar as gengivas e elevar o risco da inflamação.
Também estão associados à gengivite medicamentos como fenitoína e pílulas anticoncepcionais.
Muitas pessoas têm gengivite em graus variáveis. Geralmente surge na puberdade ou no ínicio da vida adulta, devido a mudanças hormonais, e pode persistir ou reaparecer com frequência, dependendo da saúde dos dentes e das gengivas.
Sintomas de Gengivite
  • Sangramento nas gengivas (sangue ao escovar, mesmo quando se escova os dentes suavemente)
  • Gengivas com um aspecto de um vermelho vivo ou arroxeado
  • Gengivas sensíveis somente quando se toca nelas
  • Lesões na boca
  • Gengivas inchadas
  • Gengivas com um aspecto de brilho.
Exames
O dentista vai examinar a boca e os dentes procurando por gengivas moles, inchadas e roxas avermelhadas. Os depósitos de placa e tártaro podem ser vistos na base dos dentes. As gengivas geralmente são indolores ou levemente sensíveis.
Outros testes não são necessários, embora raios X dentários e medidas do osso dental possam ser realizados para determinar se a inflamação atingiu as estruturas de suporte dos dentes.                                                      

O relatório do Ministério da Saúde dos Estados Unidos sobre saúde bucal afirma que a saúde bucal é parte integrante da saúde geral. Por isso, escove os dentes, use fio dental e vá ao dentista regularmente.
São três os estágios da gengivite:
Gengivite: este é o primeiro estágio da inflamação gengival causada pela placa bacteriana que se forma na margem da gengiva. Se a escovação e o uso do fio dental diariamente não forem suficientes para remover esta placa, ela produzirá toxinas (venenos) que podem irritar o tecido gengival, causando a gengivite. Você pode notar algum sangramento durante a escovação e o uso do fio dental. Neste primeiro estágio da doença, o dano pode ser revertido, desde que o osso e o tecido conjuntivo que seguram os dentem no lugar não tenham sido atingidos.
Periodontite: neste estágio, o osso e as fibras de sustentação que mantêm os dentem em posição são irreversivelmente danificados. Ao redor da sua gengiva pode começar a se formar uma bolsa que avança para baixo da gengiva e onde ficam armazenados os detritos e a placa bacteriana. O tratamento dentário adequado e a higiene bucal minuciosa em casa, em geral, podem ajudar a prevenir danos maiores.
Periodontite avançada: neste estágio final da doença, as fibras e os ossos de sustentação dos dentes estão destruídos, o que faz com que os dentes migrem ou mudem de lugar ou se tornem abalados ou móveis. Isto pode afetar sua mordida e, se o tratamento não for eficaz, você corre o risco de perder seus dentes.
Como saber se tenho gengivite?
A gengivite pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum entre os adultos. Se for detectada no seu estágio inicial, a gengivite pode ser revertida - portanto, visite seu dentista se notar qualquer um dos seguintes sintomas:
Gengivas vermelhas, intumescidas ou inchadas, ou flácidas.
Gengivas que sangram durante a escovação ou o uso do fio dental.
Dentes que parecem mais longos devido à retração da gengiva.
Gengivas que se separam ou se afastam dos dentes, criando uma bolsa.
Mudanças na forma como seus dentes se encaixam quando você morde.
Secreção de pus ao redor dos dentes e na bolsa gengival.
Mau hálito constante ou gosto ruim na boca.
Como é tratada a gengivite?
 Os primeiros estágios da gengivite, de modo geral, podem ser revertidos por meio da escovação e do uso de fio dental corretos. Uma boa saúde bucal ajudará a evitar que a placa se forme.  
Uma limpeza profissional pelo seu dentista ou higienista é a única forma de remover a placa que se formou e endureceu, formando o tártaro. Seu dentista fará a limpeza ou raspagem de seus dentes para remover o tártaro acima e abaixo da linha da gengiva.
 Se o seu problema for muito sério, pode-se realizar um procedimento para aplainar a raiz nas suas partes mais profundas. Este procedimento ajuda a suavizar as irregularidades nas raízes dos dentes, dificultando o endurecimento da placa bacteriana.
Com consultas regulares, o estágio inicial da doença pode ser tratado antes que se torne um problema muito mais sério. Se seu problema for mais grave, será necessário fazer um tratamento no consultório dentário. Não deixe de conversar com seu dentista sobre qualquer problema cardíaco que estiver sentindo e os medicamentos que está tomando  como antibióticos. Ele anotará essas informações em seu prontuário e tomará decisões sobre o seu tratamento dentário em conjunto com o seu médico.

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Benefícios do Chá de Erva-Cidreira, camomila, chá preto e hortelã



      Benefícios do Chá de Erva-Cidreira, camomila, chá preto e hortelã

Entre os principais benefícios do chá de erva-cidreira podemos citar:
  • Melhor qualidade do sono
  •  Alívio das dores de cabeça
  •  Diminuição dos gases
  •  Prevenção de distúrbios digestivos
  •  Alívio das cólicas menstruais e intestinais
  •  Prevenção de distúrbios renais
  •  Promove o alívio de tosses e febres
  •  Promove a tranquilidade.
A Erva-Cidreira;, de nome científico Melissa oficinalis, é uma planta medicinal que possui propriedades calmantes, diuréticas e expectorante, utilizada no tratamento e prevenção de inúmeras doenças.

Goiaba:Tratamento caseiro para pressão alta

Um excelente tratamento caseiro para pressão alta é a vitamina de goiaba. Para preparar este remédio caseiro são necessários os seguintes ingredientes: 2 goiabas vermelhas, ½ L de leite desnatado e 2 colheres (sopa) de mel.
O primeiro passo para preparar este remédio caseiro é descascar as goiabas e retirar toda a sua polpa, posteriormente adicione-as no liquidificador e bata bem até obter uma consistência cremosa. Adoce com o mel e a vitamina está pronta para ser bebida.
A goiaba além de ter vitaminas B2, A e C é fonte de licopeno e fibras solúveis, essas substâncias ajudam a diminuir o colesterol e a pressão sanguínea. A ação da fruta ajuda a diminuir a resistências nos vasos sanguíneos e melhora a circulação.
Beba a vitamina de goiaba pelo menos 3 vezes por semana e reduza o risco de doenças cardíacas e de colesterol alto.

Benefícios do Chá Preto:

Muitos são os benefícios do consumo do chá preto. A mais recente descoberta é de que, quando se toma uma xícara de chá preto após a refeição, o chá ajuda a combater as gorduras consumidas em excesso, poupando o coração.
O chá preto possui cafeína, uma substância vasodilatadora que deixa o indivíduo mais ativo. Este chá possui também uma grande quantidade de nutrientes, como as vitaminas E e K, que são muito importantes para a saúde da pele e para o sangue, o manganês, que favorece o crescimento e é benéfico para a função hormonal e o fluor, que protege os dentes das cáries.
Em pequenas quantidades, os taninos presentes no chá preto atuam como bactericidas e podem combater infecções estomacais.
Estas propriedades são também absorvidas quando o chá é utilizado em forma de compressa sobre os olhos com secreção e sobre a pele com coceira.

Benefícios do Chá de Camomila:

Os principais benefícios do chá de camomila incluem:
  •  Auxilio no tratamento de feridas e inflamações
  •  Auxilio no tratamento de Artrite
  •  Controle de forma eficaz a indigestão e as úlceras
  •  Estimulação do sistema imunológico
  •  Alivio das cólicas menstruais
  •  Remoção  das impurezas e rejuvenescimento da pele
  •  Diminuição da hiperatividade
O uso medicinal da camomila, de nome científico Matricaria recutita, deve-se principalmente as propriedades calmantes que atuam sobre o sistema nervoso.
Essas propriedades proporcionam tranqüilidade e alívio do stress, porém foram comprovados que o uso do chá de camomila também traz resultados satisfatórios no tratamento de distúrbios digestivos e em tratamentos de beleza.

Benefícios do Chá de Hortelã:

Entre os benefícios do chá de hortelã, podemos citar:
  •  Auxilio no emagrecimento;
  •  Auxilio no tratamento de tosses e resfriados;
  •  Possui propriedades que ajudam a combater vírus e bactérias;
  •  Alivio de dores musculares;
  •  Fonte de vitaminas do complexo B;
  •  Ajuda na digestão;
  •  Auxilia no tratamento de diarréias, cólicas e dores estomacais;
  •  Melhora o hálito;
  •  Combate Dores de garganta;
O chá de hortelã é uma das bebidas mais nutritivas encontrado entre todos os chás medicinais. O hortelã além de ser saudável e seguro tem o aroma e o gosto muito agradável.
Com o nome científico Mentha piperita L., o hortelã pode ser consumido em forma de chás, de inalações, sucos e como tempero na preparação de refeições.

Chá de hortelã para acalmar

O chá de hortelã é um ótimo remédio caseiro para acalmar pois ele possui propriedades tranquilizantes que podem diminuir os sintomas de estresse, ansiedade e agitação.

Ingredientes

  • 1 punhado de folhas de hortelã
  • 1 xícara de água fervente  Modo de preparo
Colocar as folhas de hortelã numa chávena e cobrir com água fervente. Tape, deixe esfriar, coe e beba a seguir. 
Tomar o chá de hortelã frequentemente melhora o funcionamento de todo o organismo, deixa o indivíduo com mais energia, melhora o sistema respiratório, combate a dor de cabeça e a insônia. Sabendo de todos esses benefícios aumente o consumo diário de hortelã, que pode ser utilizado como tempero em refeições e como complemento de sucos de frutas, garantindo assim uma vida mais saudável.

Chá para Acalmar

Um excelente chá para acalmar é o chá feito com folhas de maracujá. Coloque 1 colher das de sopa de folhas de maracujá verdes em 1 xícara de água fervente e abafe por dez minutos. É muito importante não levar as folhas ao fogo.
Após abafar a infusão, coe e beba diáriamente, 1 a duas vezes por dia.
O maracujá possui propriedades calmantes, reduzindo também a sensação de ansiedade e pode ser tomado mesmo durante a gravidez.
Este chá pode também ser feito com as flores secas do maracujá, conhecida também com o nome de passiflora.contra indicado no caso de pressao baixa.

Suco de maçã,laranja e camomila, para acalmar:

O suco de maçã e camomila é um ótimo remédio caseiro para acalmar, sendo ideal para quem sofre de insônia. Para preparar este suco são necessários os seguintes ingredientes: 1 laranja, 1 maçã, 1 xícara de chá de camomila e açúcar.
O primeiro  passo para preparar esse remédio caseiro é preparar o chá de camomila, descascar as frutas e cortá-las em pequenos pedaços. Posteriormente adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Após adoçar guarde-o na geladeira para que seja servido gelado.
Os ingredientes utilizados têm ação relaxante e calmante, além de ser eficaz contra insônia, ajuda em casos de agitação, estresse e ansiedade. As fibras da maçã também atuam sobre o funcionamento intestinal, resultando na regulação do intestino.
Esse suco é delicioso e só traz benefícios para a saúde, beba pelo menos 2 copos desse remédio caseiro diariamente, e fique mais calma para desempenhar as tarefas diárias.

Calmante natural:

Um excelente remédio caseiro para acalmar é uma mistura de alface, aipo e pepino.
Coloque 3 cenouras e 70 gramas de folha de alface e metade de um pepino na centrífuga e tome logo a seguir para que não escureça.
Esta é uma bebida refrescante que também pode ser usada em casos de insônia.

Chá de Boldo:O chá de boldo é um excelente remédio caseiro contra problemas digestivos e problemas no fígado como hepatite, suores frios e  mal estar. O chá pode ser preparado com as folhas de boldo, uma planta medicinal de nome científico Peumus boldus  Molin, que possui várias propriedades terapêuticas, que estimulam a vesícula biliar e melhoram o funcionamento do intestino.

Paciente com vesícula biliare obstruída ou doenças do fígado devem consumir o boldo sob orientação e supervisão médica.

Para que serve o chá de boldo

Problemas digestórios, problemas hepáticos, cistite, litíase biliar, obstipação e prisão de ventre.
O chá proporciona o alivio dos sintomas de intolerâncias alimentares e infecções intestinais, vômitos, mal estar e cólicas abdominais diminuem devido o efeito calmante do boldo sobre a flora intestinal.
Outros benefícios do chá de boldo são: a diminuição da azia, diminuição dos efeitos do álcool e diminuição dos gases.

Como preparar o chá de boldo

Preparar este chá é fácil basta adicionar as folhas ou sachê de boldo em uma xícara de água fervente, e deixar descansar por 10 minutos. O chá deve ser bebido 3 vezes ao dia. Seu excesso pode causar vômitos, diarréia e problemas no sistema nervoso.

Contra-Indicações do Chá de Boldo

O chá de boldo deve ser evitado por gestantes, pois tem efeitos abortivos.

Benefícios do Chá de Boldo

Os principais benefícios do chá de boldo incluem:
  • Melhora o funcionamento do fígado;
  •  Auxilio na digestão e no funcionamento do aparelho digestivo;
  •  Diminuição da azia;
  •  Diminuição dos efeitos das bebidas alcoólicas;
  •  Auxilio no tratamento de gastrite;
  •  Auxilio no tratamento de problemas na vesícula biliar;
  •  Alivio dos sintomas da intolerância alimentar;
  •  Diminuição dos gases;
  •  Atua como antioxidante, antifúngico e antibacterícida;
  •  Tem efeito calmante;

Chá de ervas para dor de cabeça:

Um excelente remédio caseiro para dor de cabeça é o chá de ervas feito com gengibre e camomila. Para preparar este remédio caseiro são necessários os seguintes ingredientes: 1 colher (chá) de raiz de gengibre picada, 1 colher (chá) de camomila seca, 1 colher (chá) de flor de tília seca e 250 ml de água.
Para preparar este remédio caseiro adicione o gengibre em uma panela com água e deixe ferver durante 5 minutos. Após o tempo estabelecido as folhas de camomila e de tília devem ser adicionadas e deixadas em infusão por aproximadamente 10 minutos. Coe e adoce a seu gosto.
O indivíduo com dor de cabeça deve beber o chá ainda quente.
O gengibre é o ingrediente principal deste remédio caseiro, e faz diminuir a produção de químicos causadores de dor. A camomila e a tília são calmantes suaves que ajudam a aliviar a tensão física e mental, deixando os indivíduos mais relaxados e com menos ansiedade.

Chá de laranja para gripe:

O chá de laranja é um excelente remédio caseiro para gripe. Para preparar este chá são necessários os seguintes ingredientes: 1 limão, 2 laranjas, 2 colheres de mel e 1 xícara de água.
Para preparar este remédio caseiro, o primeiro passo é descascar o limão e as laranjas e colocar suas cascas para ferver por aproximadamente 15 minutos. Retire todo o suco das frutas com a ajuda de um espremedor e adicione-o no recipiente onde está o chá resultante das cascas.
A mistura deve voltar a ferver por aproximadamente 10 minutos, após coar, adicione o mel e o chá de laranja está pronto para ser bebido. O indivíduo com gripe deve tomar esse chá várias vezes ao dia.
Esse remédio caseiro é eficaz devido a grande quantidade de vitamina C presente nos ingredientes utilizados. Essa vitamina também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, deixando o organismo mais protegido contra todas as doenças.
  •