Páginas

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Estomatite aftosa: (afta) O que é:



                     







                

Estomatite aftosa: (afta) O que é:
A afta, cientificamente chamada de estomatite aftosa, é uma pequena ulceração esbranquiçada, redonda, com borda avermelhada e normalmente dolorosa que aparece na boca, lábio, bochecha, gengiva, língua e algumas vezes na garganta que pode ou não estar relacionada com a alimentação
dura aproximadamente 10 dias. Basicamente seu tratamento consiste em manter uma boa higiene oral. Evitar comer alimentos ácidos como abacaxi, laranja ou limão e também temperos muito fortes ajuda a diminuir o desconforto causado pela afta.
         Afta ou estomatite aftosa são lesões que aparecem na boca que podem ter vários tamanhos e aparecer em várias quantidades. Em alguns casos e dependendo do grau de inflamação as aftas podem ser bastante dolorosas. É importante ficar atento se não houver regressão dos sintomas, pois as aftas podem indicar problemas estomacais.
.           Por não serem lesões causadas por microorganismos, as aftas não passam de uma pessoa para outra, e em geral, elas duram entre 1 e 2 semanas, desaparecendo naturalmente a seguir, mas o uso de remédios caseiros pode acelerar este processo. Contudo as aftas também podem surgir após uma mordida na língua ou na parte interna da bochecha.
No caso da estomatite aftosa infantil: o tratamento consiste em oferecer alimentos líquidos ou pastosos, de preferência frios. Gelatina, mingau, sopa, iogurte, fruta fresca, leite e vitaminas, por exemplo. Nas crianças geralmente não é necessário utilizar nenhum remédio.

Sintomas da estomatite aftosa

O principal sintoma da estomatite aftosa é uma lesão redonda esbranquiçada repleta de líquido transparente, com um contorno vermelho que indica inflamação. Por vezes pode haver mal estar e febre envolvida especialmente nas crianças.
Além da dor localizada, a afta pode gerar outros sintomas como febre, aumento das glândulas do pescoço e uma sensação de mal-estar generalizado, embora na maior parte das vezes o sintoma principal seja a dor.

Causas da estomatite aftosa

A estomatite aftosa pode ser causada por doenças sistêmicas, deficiência no sistema imunológico, estresse, deficiência nutricional ou algumas vezes, alergia. Deficiência de vitaminas do complexo B, ferro ou de ácido fólico.
A afta pode ser causada também, por uma baixa no sistema imune, devido a toma de medicamentos, ou uma má alimentação, neste último caso, ela pode aparecer após uma noite de bebedeira ou após o consumo de alimentos muito ácidos ou gordurosos.
As aftas podem aparecer em qualquer parte do interior da mucosa da boca, nas gengivas, na língua na bochecha e algumas vezes na garganta, e podem aparecer após uma lesão na mucosa como uma mordida ou mesmo quando os aparelhos dentários ferem o interior da boca. e outros problemas gástricos podem também provocar aftas na boca.
Alguns indivíduos têm uma predisposição para as aftas e podem sofrer com vários episódios de aftas durante a vida. Estes devem ter um cuidado ainda maior com a alimentação evitando qualquer tipo de alimento ácido ou condimento e enlatados e de origem animal, enquanto a afta não tiver desaparecido. Pois quando o sistema imune encontra-se comprometido há uma maior tendência para o aparecimento da afta.

Remédio para estomatite aftosa

Um dos remédios que pode ser utilizados na estomatite aftosa é a Lidocaína viscosa, para diminuir o desconforto das aftas ao comer.
Os antibióticos e antiinflamatórios estão reservados para os casos mais graves e nesses casos, são indicados bochechos de Dexametasona e comprimidos de Prednisona, que devem ser utilizados sob prescrição médica.
O tratamento para estomatite aftosa é feito com uma boa higiene oral, com o uso de anti-séptico bucal como Copacol, Listerine ou Peróxido de Hidrogênio, após a correta escovação dos dentes recomenda-se  o uso de analgésicos de uso tópico para diminuir a dor e o desconforto.
O tratamento consiste no alívio da dor até que as lesões curem espontaneamente e para isso utiliza-se normalmente um anestésico local, porém outra opção terapêutica é a cauterização com nitrato de prata e o laser, que não possuem contra indicações.
Elas geralmente desaparecem espontaneamente em dez dias, não deixando cicatrizes, mas se tiverem mais de 1 centímetro de diâmetro, podem demorar mais tempo para cicatrizar.

Remédios naturais para afta:

Existem muitos remédios naturais para tratar e curar as aftas sem precisar recorrer à medicamentos da farmácia.
Alguns dos remédios caseiros mais utilizados para as aftas são o bicarbonato de sódio e o sal. Além dos bochechos de água morna com água oxigenada de 10 volumes para combater os germes e diminuir a inflamação.
o bicarbonato de sódio e a água oxigenada. Neste caso deve-se umedecer uma bolinha de algodão com a solução escolhida e posicioná-la em cima da afta deixando-a atuar por alguns minutos várias vezes ao dia.
Aplicar um saquinho de chá preto sobre a afta:pois o chá preto possui  tanino, uma substância adstringente que é capaz de aliviar a dor e de acelerar a cicatrização.
 2 saquinhos de chá preto,1 xícara com água;

Modo de preparo

Preparar este remédio caseiro é muito simples, basta molhar os saquinhos na água da xícara e aplicá-lo sobre a afta. O chá preto deve permanecer sobre a afta por pelo menos 15 minutos e esse procedimento deve ser repetido 3 vezes ao dia.

Sal marinho cura afta

Um ótimo remédio caseiro para curar a afta é o sal marinho, pois ele consegue acelerar a sua cicatrização, diminuindo assim a dor e o desconforto.
1 colher de sopa de sal marinho, também chamado de sal grosso;
1/2 copo de água morna.  Modo de preparo
Para preparar este remédio caseiro, misture os ingredientes e faça bochechos com esta solução vários vezes por dia,. Este simples remédio caseiro é capaz de curar qualquer tipo de afta. Mas
Para  garantir a eficácia deste remédio caseiro é preciso utilizar o sal marinho pelas suas propriedades terapêuticas, utilizar o sal refinado, de cozinha não garante os mesmos benefícios,este último perde muitas de suas propriedades medicinais ao passar pelo processo de refinamento.
 Utilizar água oxigenada: não é aquelas que usamos para pintar cabelos.a água oxigenada da receita é comprada em farmácia. Diluir uma colher (de chá) de água oxigenada em um copo com água e bochechar, pode ajudar a desinfetar a afta e acelerar a sua cicatrização
Bicarbonato de sódio: é um ótimo remédio natural para acabar com a afta. Coloque um pouquinho de bicarbonato de sódio em cima da afta e deixe derreter sozinho.
Pode-se também fazer um bochecho com uma solução feita à base de bicarbonato para um tratamento complementar menos abrasivo. Para tal coloque 1 colher de chá de sal, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio em meio copo de água morna e faça os bochechos 3 vezes por dia.
 Mel para aftas: o mel que tem características cicatrizantes e pode ser aplicado sobre a afta de hora em hora até a afta reduzir e cicatrizar.
O bicarbonato de sódio. pode ser aplicado puro diretamente sobre a afta ou com gargarejos 2 a 3 vezes por dia: neste caso mistura-se uma colher de café de bicarbonato de sódio em 100ml de água fria e bochecha com a solução
Aplicar Pedra-Ume sobre a afta: é um método eficaz porém doloroso. A pedra ume tem propriedades anticépticas e analgésicas que é capaz de evitar o agravamento da afta.
Gargarejar leite de magnésia: para recobrir e proteger a lesão de bactérias.
Beber 4 colheres de iogurte natural: por dia, uma vez que o iogurte combate as bactérias nocivas.
Ao seguir essas dicas é possível diminuir a probabilidade de agravamento das aftas.

Folha de abacateiro para afta: Mastigar folhas novas de abacateiro é um excelente remédio caseiro para curar a afta, mas se não tiver por perto um abacateiro, outra solução natural é fazer bochechos com chá de salva duas vezes por dia.

Suco de acerola para afta: Para preparar este remédio caseiro são necessários os seguintes ingredientes: 100 g de acerola e 300 ml de água.

Preparar este remédio é muito fácil, basta retirar os caroços da fruta e adiciona-la no liquidificador juntamente com a água. Adoce a seu gosto e beba 1 copo de suco de acerola diariamente.
Ao tomar o suco você pode sentir a afta arder um pouco devido a acidez da fruta, porém a acerola é uma excelente fonte de vitamina C , que ajuda no processo de cicatrização das feridas e evita o sangramento das gengivas. A acerola também fortalece o sistema imunológico prevenindo o aparecimento de novas aftas.
Além de utilizar este remédio caseiro, coma alimentos ricos em vitamina B2 como leite, queijo e ovos. Cuidar da alimentação é uma excelente maneira de manter a saúde bucal, prevenindo aftas e outras infecções.
 Chá de aipo: é um ótimo tratamento caseiro para afta, que deve ser ingerido todo o dia de 8 em 8 horas de preferência.
O aipo é diurético, por isso este remédio caseiro é ainda mais eficiente quando as aftas que aparecem na boca é resultado de alguma intolerância alimentar, por exemplo, quando a ingestão de pimentão provoca o aparecimento das aftas, ou alimentos muito condimentados.
Para fazer o chá de aipo para este tratamento caseiro para afta basta ferver 1 litro de água e despejá-la sobre 3 colheres de sopa de aipo picado. Deixe amornar, coe e beba a seguir.

 









Nenhum comentário:

Postar um comentário