Páginas

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Benefícios do Chá de Erva-Cidreira, camomila, chá preto e hortelã



      Benefícios do Chá de Erva-Cidreira, camomila, chá preto e hortelã

Entre os principais benefícios do chá de erva-cidreira podemos citar:
  • Melhor qualidade do sono
  •  Alívio das dores de cabeça
  •  Diminuição dos gases
  •  Prevenção de distúrbios digestivos
  •  Alívio das cólicas menstruais e intestinais
  •  Prevenção de distúrbios renais
  •  Promove o alívio de tosses e febres
  •  Promove a tranquilidade.
A Erva-Cidreira;, de nome científico Melissa oficinalis, é uma planta medicinal que possui propriedades calmantes, diuréticas e expectorante, utilizada no tratamento e prevenção de inúmeras doenças.

Goiaba:Tratamento caseiro para pressão alta

Um excelente tratamento caseiro para pressão alta é a vitamina de goiaba. Para preparar este remédio caseiro são necessários os seguintes ingredientes: 2 goiabas vermelhas, ½ L de leite desnatado e 2 colheres (sopa) de mel.
O primeiro passo para preparar este remédio caseiro é descascar as goiabas e retirar toda a sua polpa, posteriormente adicione-as no liquidificador e bata bem até obter uma consistência cremosa. Adoce com o mel e a vitamina está pronta para ser bebida.
A goiaba além de ter vitaminas B2, A e C é fonte de licopeno e fibras solúveis, essas substâncias ajudam a diminuir o colesterol e a pressão sanguínea. A ação da fruta ajuda a diminuir a resistências nos vasos sanguíneos e melhora a circulação.
Beba a vitamina de goiaba pelo menos 3 vezes por semana e reduza o risco de doenças cardíacas e de colesterol alto.

Benefícios do Chá Preto:

Muitos são os benefícios do consumo do chá preto. A mais recente descoberta é de que, quando se toma uma xícara de chá preto após a refeição, o chá ajuda a combater as gorduras consumidas em excesso, poupando o coração.
O chá preto possui cafeína, uma substância vasodilatadora que deixa o indivíduo mais ativo. Este chá possui também uma grande quantidade de nutrientes, como as vitaminas E e K, que são muito importantes para a saúde da pele e para o sangue, o manganês, que favorece o crescimento e é benéfico para a função hormonal e o fluor, que protege os dentes das cáries.
Em pequenas quantidades, os taninos presentes no chá preto atuam como bactericidas e podem combater infecções estomacais.
Estas propriedades são também absorvidas quando o chá é utilizado em forma de compressa sobre os olhos com secreção e sobre a pele com coceira.

Benefícios do Chá de Camomila:

Os principais benefícios do chá de camomila incluem:
  •  Auxilio no tratamento de feridas e inflamações
  •  Auxilio no tratamento de Artrite
  •  Controle de forma eficaz a indigestão e as úlceras
  •  Estimulação do sistema imunológico
  •  Alivio das cólicas menstruais
  •  Remoção  das impurezas e rejuvenescimento da pele
  •  Diminuição da hiperatividade
O uso medicinal da camomila, de nome científico Matricaria recutita, deve-se principalmente as propriedades calmantes que atuam sobre o sistema nervoso.
Essas propriedades proporcionam tranqüilidade e alívio do stress, porém foram comprovados que o uso do chá de camomila também traz resultados satisfatórios no tratamento de distúrbios digestivos e em tratamentos de beleza.

Benefícios do Chá de Hortelã:

Entre os benefícios do chá de hortelã, podemos citar:
  •  Auxilio no emagrecimento;
  •  Auxilio no tratamento de tosses e resfriados;
  •  Possui propriedades que ajudam a combater vírus e bactérias;
  •  Alivio de dores musculares;
  •  Fonte de vitaminas do complexo B;
  •  Ajuda na digestão;
  •  Auxilia no tratamento de diarréias, cólicas e dores estomacais;
  •  Melhora o hálito;
  •  Combate Dores de garganta;
O chá de hortelã é uma das bebidas mais nutritivas encontrado entre todos os chás medicinais. O hortelã além de ser saudável e seguro tem o aroma e o gosto muito agradável.
Com o nome científico Mentha piperita L., o hortelã pode ser consumido em forma de chás, de inalações, sucos e como tempero na preparação de refeições.

Chá de hortelã para acalmar

O chá de hortelã é um ótimo remédio caseiro para acalmar pois ele possui propriedades tranquilizantes que podem diminuir os sintomas de estresse, ansiedade e agitação.

Ingredientes

  • 1 punhado de folhas de hortelã
  • 1 xícara de água fervente  Modo de preparo
Colocar as folhas de hortelã numa chávena e cobrir com água fervente. Tape, deixe esfriar, coe e beba a seguir. 
Tomar o chá de hortelã frequentemente melhora o funcionamento de todo o organismo, deixa o indivíduo com mais energia, melhora o sistema respiratório, combate a dor de cabeça e a insônia. Sabendo de todos esses benefícios aumente o consumo diário de hortelã, que pode ser utilizado como tempero em refeições e como complemento de sucos de frutas, garantindo assim uma vida mais saudável.

Chá para Acalmar

Um excelente chá para acalmar é o chá feito com folhas de maracujá. Coloque 1 colher das de sopa de folhas de maracujá verdes em 1 xícara de água fervente e abafe por dez minutos. É muito importante não levar as folhas ao fogo.
Após abafar a infusão, coe e beba diáriamente, 1 a duas vezes por dia.
O maracujá possui propriedades calmantes, reduzindo também a sensação de ansiedade e pode ser tomado mesmo durante a gravidez.
Este chá pode também ser feito com as flores secas do maracujá, conhecida também com o nome de passiflora.contra indicado no caso de pressao baixa.

Suco de maçã,laranja e camomila, para acalmar:

O suco de maçã e camomila é um ótimo remédio caseiro para acalmar, sendo ideal para quem sofre de insônia. Para preparar este suco são necessários os seguintes ingredientes: 1 laranja, 1 maçã, 1 xícara de chá de camomila e açúcar.
O primeiro  passo para preparar esse remédio caseiro é preparar o chá de camomila, descascar as frutas e cortá-las em pequenos pedaços. Posteriormente adicione todos os ingredientes no liquidificador e bata bem. Após adoçar guarde-o na geladeira para que seja servido gelado.
Os ingredientes utilizados têm ação relaxante e calmante, além de ser eficaz contra insônia, ajuda em casos de agitação, estresse e ansiedade. As fibras da maçã também atuam sobre o funcionamento intestinal, resultando na regulação do intestino.
Esse suco é delicioso e só traz benefícios para a saúde, beba pelo menos 2 copos desse remédio caseiro diariamente, e fique mais calma para desempenhar as tarefas diárias.

Calmante natural:

Um excelente remédio caseiro para acalmar é uma mistura de alface, aipo e pepino.
Coloque 3 cenouras e 70 gramas de folha de alface e metade de um pepino na centrífuga e tome logo a seguir para que não escureça.
Esta é uma bebida refrescante que também pode ser usada em casos de insônia.

Chá de Boldo:O chá de boldo é um excelente remédio caseiro contra problemas digestivos e problemas no fígado como hepatite, suores frios e  mal estar. O chá pode ser preparado com as folhas de boldo, uma planta medicinal de nome científico Peumus boldus  Molin, que possui várias propriedades terapêuticas, que estimulam a vesícula biliar e melhoram o funcionamento do intestino.

Paciente com vesícula biliare obstruída ou doenças do fígado devem consumir o boldo sob orientação e supervisão médica.

Para que serve o chá de boldo

Problemas digestórios, problemas hepáticos, cistite, litíase biliar, obstipação e prisão de ventre.
O chá proporciona o alivio dos sintomas de intolerâncias alimentares e infecções intestinais, vômitos, mal estar e cólicas abdominais diminuem devido o efeito calmante do boldo sobre a flora intestinal.
Outros benefícios do chá de boldo são: a diminuição da azia, diminuição dos efeitos do álcool e diminuição dos gases.

Como preparar o chá de boldo

Preparar este chá é fácil basta adicionar as folhas ou sachê de boldo em uma xícara de água fervente, e deixar descansar por 10 minutos. O chá deve ser bebido 3 vezes ao dia. Seu excesso pode causar vômitos, diarréia e problemas no sistema nervoso.

Contra-Indicações do Chá de Boldo

O chá de boldo deve ser evitado por gestantes, pois tem efeitos abortivos.

Benefícios do Chá de Boldo

Os principais benefícios do chá de boldo incluem:
  • Melhora o funcionamento do fígado;
  •  Auxilio na digestão e no funcionamento do aparelho digestivo;
  •  Diminuição da azia;
  •  Diminuição dos efeitos das bebidas alcoólicas;
  •  Auxilio no tratamento de gastrite;
  •  Auxilio no tratamento de problemas na vesícula biliar;
  •  Alivio dos sintomas da intolerância alimentar;
  •  Diminuição dos gases;
  •  Atua como antioxidante, antifúngico e antibacterícida;
  •  Tem efeito calmante;

Chá de ervas para dor de cabeça:

Um excelente remédio caseiro para dor de cabeça é o chá de ervas feito com gengibre e camomila. Para preparar este remédio caseiro são necessários os seguintes ingredientes: 1 colher (chá) de raiz de gengibre picada, 1 colher (chá) de camomila seca, 1 colher (chá) de flor de tília seca e 250 ml de água.
Para preparar este remédio caseiro adicione o gengibre em uma panela com água e deixe ferver durante 5 minutos. Após o tempo estabelecido as folhas de camomila e de tília devem ser adicionadas e deixadas em infusão por aproximadamente 10 minutos. Coe e adoce a seu gosto.
O indivíduo com dor de cabeça deve beber o chá ainda quente.
O gengibre é o ingrediente principal deste remédio caseiro, e faz diminuir a produção de químicos causadores de dor. A camomila e a tília são calmantes suaves que ajudam a aliviar a tensão física e mental, deixando os indivíduos mais relaxados e com menos ansiedade.

Chá de laranja para gripe:

O chá de laranja é um excelente remédio caseiro para gripe. Para preparar este chá são necessários os seguintes ingredientes: 1 limão, 2 laranjas, 2 colheres de mel e 1 xícara de água.
Para preparar este remédio caseiro, o primeiro passo é descascar o limão e as laranjas e colocar suas cascas para ferver por aproximadamente 15 minutos. Retire todo o suco das frutas com a ajuda de um espremedor e adicione-o no recipiente onde está o chá resultante das cascas.
A mistura deve voltar a ferver por aproximadamente 10 minutos, após coar, adicione o mel e o chá de laranja está pronto para ser bebido. O indivíduo com gripe deve tomar esse chá várias vezes ao dia.
Esse remédio caseiro é eficaz devido a grande quantidade de vitamina C presente nos ingredientes utilizados. Essa vitamina também ajuda a fortalecer o sistema imunológico, deixando o organismo mais protegido contra todas as doenças.
  •  

Nenhum comentário:

Postar um comentário