Páginas

quarta-feira, 17 de julho de 2013

FRUTAS NONI:OS BENEFICIOS E NUTRIENTES DA FRUTA NONI



FRUTAS NONI:OS BENEFICIOS E NUTRIENTES DA FRUTA NONI


COMPROVADA SENTIFICAMENTE PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA ETECNOLOGIA DE ALIMENTOS. . CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA E BIOQUÍMICA DA POLPA E PRODUTOS DE NONi: Morinda citrifolia
NONI: NOME CIÊNTIFICO: Morinda citrifolia é uma árvore tropical perene que pode crescer até cerca de 22 metros de altura, embora alguns são muito mais curtos. É um membro da família do café e pode ser encontrado em toda a região do Pacífico, que se originou em uma grande área do sudeste da Ásia para a Austrália. A árvore pode tolerar a maioria dos tipos de solo e pode florescer em muito molhado para as áreas de precipitação muito secas. Também é muito invasivo e difícil de matar, tornando-a uma erva daninha em algumas áreas. A árvore tem folhas brilhantes com flores brancas que são globo-like.
História: Fruta noni e suco foram usados como alimento e remédio pelos polinésios há séculos. Os polinésios usando noni para tratar à diabetes, artrite e pressão alta. Eles também acreditavam que poderia prevenir o envelhecimento. Os polinésios trouxeram para o Havaí e durante a Segunda Guerra Mundial, tornou-se conhecida como uma fonte de alimento por soldados estacionados no sul do Pacífico, que ajudou a aumentar sua popularidade.            
PODEM TOMAR O SUCO E COMER O FRUTO NONI, SEM MEDO.

 COMO USAR, A FRUTA, FOLHAS, FLORES E CASCAS NONI:
O uso de folhas, flores e cascas de noni Além da fruta. Por exemplo, as folhas são usadas como pensos em feridas para prevenir a infecção e promover a cicatrização, o consumo de folhas Noni é muito eficaz contra dores de estômago, a tensão como um regulador e  alívio da tosse.
As flores e cascas: são usados para aplicar topicamente sobre os olhos ou da área da boca, bem como no chá é bom como um laxante suave. Modo de fazer chás com flores, folhas e casca: Coloque-as em água fervente e deixe descansar por meia hora.
Comer frutos de noni: A maneira mais prática e mais fácil é a comer o fruto noni, que não requer qualquer preparação. Muitos consomem para reduzir a febre ou aliviar problemas gastrointestinais, entre outros. De fato, os benefícios do noni são muitos.
Na Polinésia, por exemplo, é comum aplicar folhas noni diretamente sobre as feridas e aftas para aliviar e eliminá-los. A razão para a sua utilização em doenças orais é que o noni tem propriedades antiinflamatórias.                                                                                                                             Noni frutas para comer: é só escolher os que são bem amarelos.
Noni suco de frutas: Suco Noni é usado para regular o ciclo menstrual, limpar o trato urinário e dor da artrite. Há duas maneiras de preparar o suco de Noni. Uma é beber o sumo fresco depois de espremido, outra é misturar com outras frutas. A receita estar na postagem anterior.
Os especialistas recomendam beber o suco fresco, quando armazenado mal, pode trazer problemas de saúde. Com suco de uva é muito gostoso.
Os benefícios da árvore de noni e as propriedades desta fruta, como combater a dor, ajudar a tratar à diabetes e fortalecer o sistema imunológico, entre outros. É também usado em tratamentos para as pessoas com diabetes, adultos e crianças. Ajuda  a baixar o nível de colesterol no sangue, tendo assim um emagrecimento considerável.
Modo de prepara para um litro de suco de noni:
  • Corte dois frutos maduros (bem mole e de coloração amarelada) em rodela e bem lavados.
  • Junte meio litro de suco concentrado de uva ou outro sabor com as rodelas de noni em um liquidificador.
  • Bata no modo pulsar para não quebrar as sementes.
  • Passe o crivo e junte mais meio litro do suco de uva e bata novamente em modo normal. Obs. Crivo deve ser Coador
Beba diariamente 100 ML, duas vezes ao dia. Conserve o suco na geladeira por ate cinco dias. A fruta só existe em forma de suco engarrafado? , mas mesmo na forma engarrafada não deixa de ser benéfica; Em sucos industrializados com a fruta noni, pode-se encontrar a mistura com sucos de uva, este com propriedades reconhecidas cientificamente
RECEITA DO SUCO ENGARRAFADA: Tomar em jejum em doses de 30 ml pela manha.
Ingredientes:
  • 2 Litros de Suco de Uva ( sem colocar açucar )
  • 1 Pote de Noni de 250ML
  • Bata tudo junto no liquidificador, ja está pronto.
Conservar sempre na geladeira e consumir no prazo maximo de 45 dias em doses de 30ml por dia pela manha em jejum.
RESUMO:
noni (L.)Morinda citrifolia
 é uma planta que tem despertado o interesse da comunidade científica, por suas propriedades terapêuticas e nutricionais. Em particular, o suco da fruta tem grande demanda na medicina alternativa para o tratamento de diversas doenças. existem muitos trabalhos que comprovam suas propriedades farmacológicas. No entanto, são escassos, trabalhos científicos sobre o processamento da fruta para a obtenção de produtos. Assim o objetivo deste trabalho foi caracterizar quimicamente o fruto, e alguns de seus produtos obtidos após processamento. Foram utilizados frutos de noni obtidos em uma fazenda localizada em Trairi-CE. Os frutos foram submetidos aos processos de despolpa, micro filtração, liofilização, concentração a vácuo e fermentação natural. Os sucos micro filtrado e fermentado foram submetidos
à desodorização através do tratamento com resinas adsorventes Amberlite® XAD4,
XAD761, FPA54 e FPX66. Após processamento foram obtidos os seguintes produtos:
polpa “in natura”, polpa liofilizada, suco fermentado, suco microfiltrado, suco clarificado
concentrado, suco fermentado desodorizado e suco microfiltrado desodorizado. Todos
os produtos foram caracterizados por meio de análises de acidez, pH, sólidos solúveis,
cor instrumental, vitamina C, fenólicos totais, pectina, celulose, hemicelulose,
açúcares e compostos voláteis. A polpa “in natura” foi usada como padrão para
comparação dos efeitos do processamento nas características químicas dos produtos
obtidos. A polpa in natura e o suco fermentado foram ainda submetidos a análise de
atividade enzimática de superóxido dismutase (SOD), catalase (CAT), ascorbato
peroxidase (APX), guaiacol peroxidase (G-POL) e polifenoloxidase (PPO). Por
apresentar pH de 3,80 o noni é considerado uma fruta ácida. Em relação a atividade
enzimática, a polpa apresentou elevada atividade de superóxido dismutase (SOD)
146,69 ± 1,15 UEA/mg de proteína, guaiacol peroxidase (G-POL) 28,23 UEA/mg de
proteína, e catalase (CAT) 21,52 mmol H2O2/min/mg de proteína. A análise de
compostos voláteis permitiu a identificação de alcoóis (70,4%), ésteres (7,4%),
cetonas (0,3%) e ácidos (2,5%). Entre as resinas adsorventes a Amberlite® XAD4 foi a
que causou maior remoção de compostos voláteis e também a menor perda de
nutrientes como vitamina C e fenólicos totais Palavras-chave: Morinda citrifolia L.processamento, caracterização química.



Nenhum comentário:

Postar um comentário