Páginas

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Cuide com carinho dos seus olhos

Os olhos são “janelas da alma”. Além de mostrarem seu estado de espírito, refletem o estilo de vida e a alimentação. Medidas simples e baratas na alimentação e mudanças no estilo de vida podem deter a degeneração e, em alguns casos, melhorar a visão. Exercícios simples podem “reeducar” e fortalecer os músculos oculares, ajudando a retardar transtornos debilitantes e onerosos.
1 - Use óculos de sol para reduzir o risco de catarata causada pelo acúmulo de raios ultravioleta.
2 - Use óculos protetores sempre que estiver executando tarefas de risco – com ferramentas de impacto ou lixas, por exemplo.
3 - Nutra os vasos sanguíneos e nervos dos olhos com uma alimentação que inclua as vitaminas A, C e E – coma muitas frutas frescas e verduras.
4 - Para impedir a formação de radicais livres na retina e a degeneração macular, limite a ingestão de gorduras saturadas e evite o cigarro.
5 - Todas as manhãs, refresque os olhos espirrando água morna nas pálpebras 20 vezes e água fria mais 20 vezes.
6 - Para descansar os olhos, cubra-os com a palma das mãos por pelo menos 1 minuto. Repita o procedimento cerca de quatro vezes ao dia.
7 - Faça exercícios para fortalecer os músculos oculares. Posicione um dedo indicador a uma distância de 15 a 25 cm dos olhos. Mova o dedo do ombro esquerdo para o direito e vice-versa, acompanhando-o com os olhos. Repita 10 vezes.
8 - Pegue um objeto que esteja um pouco fora do seu campo de visão. Imagine o nariz como um ponteiro e mova a cabeça lentamente enquanto se volta para a sua direção. Repita na direção oposta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário