Páginas

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Quer prevenir resfriados e gripes?

Quem é consegue escapar de resfriados e gripes com tantas mudanças de temperatura? Ninguém, não é mesmo?
O resfriado comum leva três dias para chegar, fica por três dias e leva mais três dias para ir embora. Os sintomas são coriza, dor de garganta, tosse, dores de cabeça e nas articulações. O que começa com sensação de frio e mal-estar geral, intensifica-se até o terceiro dia, culminando no resfriado, muitas vezes acompanhado de febre (sinal de que o corpo está reagindo). Depois de três dias, a infecção viral está sob controle, e os sintomas começam a diminuir.
Já a gripe começa de repente com calafrios e febre alta, em geral em torno de 39ºC, e nos obriga a ficar de “molho” em casa. Com esses sintomas, o melhor é procurar o médico. Mas dá para prevenir? Sim! E eu vou contar como:
  • Pratique exercícios regularmente. O esporte estimula o sistema imunológico, propiciando 1. melhora da respiração com o uso adequado de pesos, 2. uma boa circulação sanguínea, 3. fortalecimento das defesas naturais do corpo.
  • Use a comida para fortalecer suas defesas. Alguns alimentos fortalecem o sistema imunológico: frutas cítricas, uvas, nozes e maçãs; cebola e alho; gengibre, cúrcuma, agrião, sálvia, tomilho e canela; peixes e frutos do mar; derivados de leite desnatado; raiz forte, mostarda e mel. Outros, têm efeito preventivo: tomate, espinafre, brócolis, morango, kiwi, mirtilo e damasco.
  • Relaxe. Faça massagens para estimular os vasos linfáticos, tome um banho de banheira colorido (com óleos aromáticos) e faça um treinamento mental (em um lugar tranquilo, mentalize frases positivas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário